• Portugues
  • English
  • Spanish
  • French
Menu

História

Você está em: Página Inicial > A CIDADE > História

Antes dos portugueses aportarem no território de São Francisco do Sul, e trazerem a característica lusitana à cidade, alguns navegadores franceses e espanhóis já haviam passado pela região.
 Possivelmente, a primeira expedição europeia no território foi a do francês Binot Palmier de Gonneville, que chegou no dia 05 de janeiro de 1504. A região era habitada pelos Índios Carijós e o chefe da tribo chamava-se Arosca. No período em que os franceses estiveram aqui, cerca de seis ou sete meses, fizeram amizade com os índios. Antes do retorno para a Europa, Binot propôs ao cacique Arosca que seu filho Içá-Mirim fosse com ele à França, para lhe ensinar sobre a arte da guerra, com a promessa de trazê-lo de volta em 20 luas. Arosca concordou desde que ele fosse acompanhado de um índio adulto, este, se chamava Namoa. A viagem de volta às terras europeias foi um tanto conturbada, Binot perdeu metade de sua tripulação, juntamente com o índio Namoa. Chegando à Europa, Binot não conseguiu mais financiadores para suas viagens, assim não conseguiu cumprir sua promessa para Arosca. Para compensar o trato desfeito, Binot casou Içá-Mirim com sua filha Suzanne, garantindo-lhe seu nome e parte de seus bens.
Após décadas os espanhóis também aportaram aqui, fundaram uma povoação, no mesmo local antes visitado pelos franceses. A intensão dos espanhóis era chegar nas minas de prata localizadas nos Andes. Durou apenas dois anos (1553 a 1555) a sua permanência na ilha, mas foi nesse período que nasceu o ilustre Frei Fernando Trejo y Sanabria, mais tarde Bispo de Tucumã. São Francisco do Sul, conforme sua história assinala, é a primeira povoação de Santa Catarina.
O início do povoamento português é atribuído à Manoel Lourenço de Andrade, que, veio de São Vicente com sua família, escravos e agregados. Supõe-se que o povoado tenha sido reconhecido em 1658 e tenha sido elevada a categoria de vila em 1660. Cinco anos mais tarde, a vila é reconhecida como Paróquia Nossa Senhora da Graça.
Com a morte de Manoel, a vila foi comandada por Domingos Francisco Francisques, ou simplesmente “Cabecinha”, que com o tempo foi ficando conhecido por suas maldades. Cabecinha começou a ser odiado pelo povo e foi sentenciado à morte pelo ouvidor Rafael Pires Pardinho, que esteve em São Francisco para restaurar a ordem em 1720, porém, ele conseguiu fugir da justiça. Outros administradores como Agostinho Alves Martinho, Antônio de Oliveira Sercal e Sebastião Fernandes Camacho, administraram a vila entre 1711 e 1733.
A vila foi evoluindo aos poucos até ser elevada à categoria de cidade pela lei provincial nº249 em abril de 1847, sendo oficializada a denominação São Francisco do Sul em 18 de dezembro de 1938.
São Francisco do Sul foi povoada principalmente por portugueses provenientes de São Vicente – São Paulo, e também, vindos dos arquipélagos da madeira e dos açores.
 

Carregando...