• Portugues
  • English
  • Spanish
  • French
Menu

Notícias

04.09.2023

ARTE E CULTURA: TECER TEATRO REALIZA 2ª MOSTRA TECER SÃO CHICO

O evento vai oferecer durante o mês de setembro espetáculos e oficinas de dança, teatro e música. Tudo gratuito. A expectativa é alcançar 10 mil pessoas.

Na programação da Mostra:  Espetáculo ‘A Última Aventura de Gilgamesh’ – Essaé Cia (Joinville) / Foto: Renato Cardoso

        São Francisco do Sul (SC) vai ficar movimentada nos próximos dias. De 9 a 26 de setembro acontece a 2ª edição da Mostra Tecer São Chico que vai oferecer diversas atrações como espetáculos de teatro, música, oficina de dança e vivências artísticas.

        A programação conta com dois espetáculos convidados e cinco selecionados do Paraná e de Santa Catarina, voltados para todas as idades.As apresentações serão realizadas no Cine Teatro X de Novembro.

        O monólogo que aborda a violência contra a mulher,‘Desabafo – um ato de coragem’ com a atriz Jeanine Rhinow, irá abrir o evento no dia 09, às 20h.  

        A iniciativa é da Tecer Teatro e traz na curadoria a atriz e produtora Fabiana Ferreira, a atriz e diretora Jeanine Rhinow e a figurinista e diretora Cristine Conde.

        Esta será a primeira edição presencial da Mostra que tem como objetivo promover a arte e a cultura, bem como o intercâmbio entre os artistas locais. A ideia é alcançar principalmente jovens e crianças oportunizando o acesso gratuito a atrações artísticas de qualidade.

        "Nossa expectativa é receber cerca de 10 mil pessoas. Vamos oferecer apresentações abertas ao público e também sessões, seguidas de debates, dirigidas aos alunos e professores da rede pública", conta Fabiana.

        Além das apresentações, a Mostra também irá oferecer oficinas e vivências na área artística tanto para a comunidade escolar quanto para os moradores da região. Tudo gratuito.

        ‘Jogo teatral como estímulo criativo’ com o diretor e ator Mauro Zanatta, será uma das oficinas abertas ao público.  Vai acontecer nos dias 29, 30, 31 e 01 de outubro e as inscrições devem ser feitas por email: 2mostratecersaochico@gmail.com  A atividade é voltada para atores e não atores, acima de 18 anos, que estejam interessados na área. “Queremos atuar na formação de plateia, dividindo experiências e saberes e também contribuindo para o processo de aprendizado, autoconhecimento e cidadania", conclui.

        Em todos os espetáculos e atividades de arte-educação haverá acessibilidade de conteúdo como audiodescrição e intérprete de libras.

        A 2ª Mostra Tecer São Chico é promovida pela Tecer Teatro, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet, com o patrocínio das empresas ArcelorMittal Vega via Fundação ArcelorMittal, Full Port e Logimodal, e o apoio institucional da Prefeitura Municipal de São Francisco do Sul via Fundação Cultural Ilha de São Francisco do Sul - FUCISF.

Para saber mais acesse o blog da Mostra e prestigie os registros da 1ª edição: https://mostratecersaochico.blogspot.com

Confira a programação:

09/09 (20h) DESABAFO – UM ATO DE CORAGEM (Teatro)

Cia Versão Brasileira (São Francisco do Sul)

Classificação: 14 anos

Duração: 40 minutos

Sinopse

Trata do tema violência contra a mulher e traz para a cena a atriz Jeanine Rhinow. O trabalho conta com a colaboração da bailarina e pesquisadora Cláudia Maiole e é baseado nas experiências das próprias artistas.

Produção, pesquisa, concepção e roteiro: Cláudia Maiole eJeanine Rhinow/ Direção: Cláudia Maiole / Atriz: Jeanine Rhinow

12/09 (19h) ENTRE JANELAS (Teatro de Animação)

Tato Criação Cênica de Curitiba

Classificação: Livre

Duração: 45 minutos

Sinopse:

Inspirado no livro Uma Janela Entre dois Amigos de Gustavo Gaivota, o espetáculo conta a história de um menino e seu melhor amigo: um cachorro chamado Pitu. Uma amizade feita de brincadeiras no quintal e muito corre-corre. Através de uma montagem lúdica e divertida o espetáculo visa promover a reflexão sobre o lugar da tecnologia na vida das crianças. Mescla a linguagem de animação corporal com a pesquisa de construção de boneco de balcão, na qual as mãos dos manipuladores são fundamentais.

Direção:Dico Ferreira / Projeto Original: Eduardo Santos / Colaboração: Katiane Negrão / Adaptação: Eduardo Santos e Dico Ferreira / Concepção cênica: Tato Criação Cênica / Atores bonequeiros: Eduardo Santos e Carolina Maia.

16/09 (20h) RIC PRETO E SEUS TONS (Música)

Ric Preto e Banda – São Francisco do Sul

Classificação: 12 anos

Duração: 40 minutos

Sinopse:

Show com músicas autorais de Ricardo Martins (Ric Preto) com repertório que mistura ritmos brasileiros e latinos.

Violão, voz e cavaco- Ric Preto / Percussão e voz – Mario Negreth / Percussão, flauta transversal e voz - Mateus Rauen / Bateria - Djavan Agostinho / Percussão - Dani Schmidt / Guitarra, Violoncelo e voz - Tiago Constante / Baixo - Marcos da Cunha / Sanfona e teclado - Gillian Melara

17/09 (18h) TEM XENTE UMA FEIS! - Kasperl Theater (Teatro de Bonecos Popular Alemão)

Cia. Alma Livre - Jaraguá do Sul

Classificação: Livre

Duração: 45 minutos

Sinopse:

Fundadapelas atrizes Mery Petty e Nicoli Pereira, além da musicista Beth Mueller, a Cia propõe um resgate do teatro de animação do Kasperl, tradicional durante os anos de 1950 a 1970, em Jaraguá do Sul. Após 35 anos dormindo dentro de um baú, os bonecos escutam pessoas do outro lado da cortina do teatro. Gretel e Seppel ficam esperançosos de voltar às atividades de fantoches e vão procurar o amigo Kasperl, o dono do teatro. Mas, uma bruxa também está acordada e disposta a fazer qualquer maldade para que os bonecos durmam novamente e ela possa ser a protagonista. 

20/09 (19h) A ÚLTIMA AVENTURA DE GILGAMESH (Teatro de Bonecos)

Essaé Cia – Joinville

Classificação: Livre

Duração: 50 minutos

Sinopse:

Gilgamesh foi um grande herói da antiguidade. Apesar de ser pouco conhecido pelo grande público, a sua saga, contada há 5.000 anos, é a obra literária mais antiga da humanidade. Nesta versão bem-humorada da Essaé Cia, Gilgamesh passará por inúmeros desafios para encontrar o seu último desejo: a imortalidade.

Direção:Henrique Sitchin (Cia Truks Teatro de Bonecos - SP) / Dramaturgia Coletiva Elenco: Cassio Correia, Jackson Amorim, Rodrigo Shapieski e Thuani Stolf / Cenografia e Bonecos: Ambar Ophicina de Artes / Trilha Sonora: Fábio Cabelo / Iluminação: Flávio Andrade / Operação de Som e Luz: Bruna Campagnolo

21/09 (19h30) -LÁ FORA (Teatro)

Jackson Luiz Amorim - Joinville

Classificação: Infanto-Juvenil (a partir de 10 anos)

Duração: 40 minutos

Sinopse:

Ela nasceu livre. Com direitos, deveres e dúvidas, mas acabou tendo sua vida construída em torno daquilo que já estava estabelecido. Um mundo em que só ela acreditava. Um acreditar criado por regras rígidas: -Sente-se direito! -O que vão pensar de você? Crenças construídas pelos outros e por ela mesma. Direção, concepção e dramaturgia:Jackson Luiz Amorim / Atriz: Bruna Campagnolo.

23/09 (18h) A PRINCESA MARGARIDA: UM MUSICAL BRINCANTE (Teatro Musical)

Metamorfose Cia Cênica - Joinville

Classificação: Livre

Duração: 40 minutos

Sinopse:A Princesa Margarida desapareceu! O rei convoca todos para que ajudem a encontrar a princesa. Onde está a Margarida? O espetáculo com dramaturgia criada a partir da ciranda “Onde está a Margarida” contém elementos dos contos que povoam o imaginário. De forma interativa propõe o resgate de cantigas, jogos e brincadeiras populares.

Texto:Augusto Pessôa / Direção: Augusto Pessôa e Ângela Finardi / Elenco: Ângela Finardi e Prika Lourenço / Assistência de Direção: Isadora Finardi / Composição Trilha Sonora: Prika Lourenço.

Sobre a Tecer Teatro

        Há 19 anos a Tecer Teatro desenvolve espetáculos, ações formativas, mostras, festivais de artes e produções audiovisuais, realizando um trabalho arte-educativo de inclusão, democratização do acesso à arte e fomento da economia criativa.

        Desde que foi criada desenvolve pesquisa em teatro para crianças buscando meios de viabilizar o acesso prioritário do público infantil e juvenil ao teatro e as atividades culturais.

CONTATO:

Produção

Fabiana Ferreira

tecerteatro@gmail.com

41 99243 0322

Imagens relacionadas

Carregando...