• Portugues
  • English
  • Spanish
  • French
Menu

Notícias

23.06.2023

Começa a segunda edição do FALA São Chico 2023

A Cerimônia de Abertura do II Festival Audiovisual Latino-Americano de São Francisco do Sul – FALA São Chico 2023 foi realizada na noite desta quarta-feira (21) na CineTenda, na orla da Praia da Enseada, em São Francisco do Sul (SC). O público lotou o espaço, todo decorado com bandeirinhas e luzes, cercado de barracas da Feira Junina, num encontro festivo com a comunidade. Estiveram presentes autoridades, apoiadores, realizadores e personagens dos filmes exibidos e o público caloroso, formado em sua maioria pelos moradores da Praia da Enseada e comunidade escolar. A cerimônia foi apresentada por Alissa Azambuja, diretora de Comunicação da Associação Cultural Panvision, e Cristiano Gomes, repórter e apresentador da NSC TV, e jurado das mostras do Festival.
 
O diretor executivo da Panvision, Tiago Santos, ressaltou o cenário e as características de São Francisco do Sul, perfeitas para um festival de cinema. “Cidade linda, terceiro território mais antigo do país e que tem uma população ávida por consumir filmes. Agradeço o comércio da região e a população, que apoiou desde o primeiro dia, o público, nossos apoiadores — FullPort Operação Portuária e Armazenagem, Norsul e Rocha Terminais Portuários e Logística —, e o nosso patrocinador master ArcelorMittal Vega. A prefeitura este ano é mais que parceira, é realizadora do Festival junto com a Panvision”.
 
Presente na cerimônia, o gerente geral da ArcelorMittal Vega, Sandro Sambaqui, comemorou: “No ano passado, no palco do Cine Teatro X de Novembro firmamos o compromisso de ter uma segunda edição, e agora estamos com casa cheia, é uma grande alegria. É um festival latino-americano em São Francisco do Sul! Quantas capitais gostariam de sediar este evento? A comunidade merece ter um festival tão importante, prestigiado e inovador, que trouxe aqui para a praia todo um cinema”.
 
Marianna Corrêa, diretora-presidente da Fundação Cultural Ilha de São Francisco do Sul, representou o prefeito Godofredo Gomes Moreira Filho. “Não são muitas cidades que podem ter uma tela de cinema ao lado do mar e com um pôr do sol tão lindo. Agradeço às equipes que trabalharam ao longo de meses para fazer esta estrutura na praia para a comunidade, além de termos também toda uma escola parceira”.
A diretora de programação, Marilha Naccari agradeceu à EEB Prof. Nicola Baptista pela recepção com o Festival e pela união em criar juntos essa segunda edição. Marilha também lembrou que são 27 anos de Panvision, trabalhando a cultura para que o público se reconheça na tela.
 
Em seguida, os estudantes apresentaram a peça de teatro inédita São Chico e Suas Histórias. “Os alunos estão maravilhados por apresentar a peça que ensaiaram por tanto tempo e por apresentar pela primeira vez fora da escola, com a presença dos pais”, disse a diretora Darcy Fátima Cardoso.
 
Após a apresentação, a primeira das 13 sessões do FALA São Chico 2023 começou. Representando seus filmes, estiveram no palco Edgar Medina Fetecu, diretor do curta colombiano Chagra de La Vida – El Camino de las Mujeres Sabedoras; Ney Inácio, diretor de Mulheres de São Chico, filme ambientado na cidade sede do Festival; e Livia Motta, que viajou do Rio Grande Norte a Santa Catarina para prestigiar seu filme Colchão D’Água. Além dos curtas mencionados, a primeira noite do FALA 2023 exibiu Tesouro em Carros de Barro, de Vinicius Rio; Postales de un Paraíso Olvidado, de José Oliva Gaytán; e Aqui é O Meu Lugar, de Breno Soares.
 
O FALA São Chico 2023 é produzido através da Lei de Incentivo à Cultura, tem hospedagem Oficial Hotel Turismar, parceria com as empresas especializadas em audiovisual, DOT, Link Digital, Media Mundus, Mistika, Navega e Naymovie. Com apoio institucional da Associação Empresarial São Francisco do Sul e Instituto Federal Catarinense. Apoio FullPort Operação Portuária e Armazenagem, Norsul e Rocha Terminais Portuários e Logística. Patrocínio ArcelorMittal Vega via Fundação ArcelorMittal. Com realização da Fundação Cultural Ilha de São Francisco, Prefeitura de São Francisco do Sul, Associação Cultural Panvision e Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução.
 
O FALA 2023 segue com sua programação até sábado (24), quando será realizada a Cerimônia de Premiação. A programação completa está disponível no site https://falasaochico.com.br/. Todas as atualizações do Festival podem ser acompanhadas no site e nas redes sociais @falasaochico.

Imagens relacionadas

Carregando...