• Portugues
  • English
  • Spanish
  • French
Menu

Notícias

05.06.2023

Abertas as inscrições para duas oficinas gratuitas no Festival de Cinema FALA São Chico 2023

Direção de Fotografia e Faça seu curta documentário são os temas das oficinas oferecidas por profissionais renomados do audiovisual catarinense
 
 
A segunda edição do Festival Audiovisual Latino-Americano de Documentários de São Francisco do Sul – FALA São Chico 2023, de 21 a 24 de junho na Praia da Enseada, irá oferecer as oficinas gratuitas relacionadas ao cinema documentário “Direção de Fotografia”, com Marx Vamerlatti, e a “Faça seu curta documentário" - oficina de documentário compartilhando narrativas do real com críticas e afetos, mediada por Kátia Klock. Os dois oficineiros têm uma longa carreira no cinema catarinense e nacional e são referências em suas áreas.
 
 
As oficinas foram escolhidas pelo público a partir de uma consulta aberta sobre os temas de maior interesse. As vagas são limitadas e gratuitas. A oficina Direção de Fotografia, aborda a narrativa de um filme documentário com questões como a relação com o tema do filme, os personagens e as locações; definição da câmera, lentes e equipamentos de luz e maquinaria na construção da linguagem visual de um projeto; conceitos e opções estéticas para a construção de uma identidade visual na realização de um documentário em todas as suas etapas. Por fim, serão analisadas também obras do gênero documentário para o entendimento das diferentes narrativas. 
 
 
Já a oficina Faça seu curta documentário, vai abordar as narrativas do real no documentário como uma ferramenta para exercitar a escuta, a fala, a compreensão, a ética, e também expor inquietações. Os participantes vão criar de forma colaborativa e compartilhada um curta-metragem durante a oficina. A oficina também irá abordar os recursos básicos da linguagem audiovisual, a fim de provocar o olhar estético e artístico, expandir as formas de experimentação narrativa e de produção e propor a escolha de um ponto de vista para contar histórias.
  
O FALA São Chico 2023 é produzido através da Lei de Incentivo à Cultura, tem hospedagem Oficial Hotel Turismar, parceria com as empresas especializadas em audiovisual, Link Digital, Mistika, e Naymovie. Com apoio institucional da  Associação Empresarial São Francisco do Sul. Apoio FullPort Operação Portuária e Armazenagem, Norsul e Rocha Terminais Portuários e Logística. Patrocínio ArcelorMittal Vega via Fundação ArcelorMittal. Com realização da Fundação Cultural Ilha de São Francisco, Prefeitura de São Francisco do Sul, Associação Cultural Panvision e Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução.
 
Sobre os oficineiros:
Marx Vamerlatti atua no mercado audiovisual há mais de 20 anos exercendo a função de Diretor de Fotografia e Câmera em filmes de longa-metragem, curta-metragem, documentários, séries e publicidade. É bacharel em Comunicação Social com habilitação em Cinema e Vídeo pela Unisul - Pedra Branca (1999-2003) com especialização no Curso de Extensão em Cinema e Vídeo da UFSC/Cinemateca Catarinense (1997-1999) e sócio efetivo da ABC (Associação Brasileira de Cinematografia).
 
Kátia Klock é realizadora audiovisual, documentarista, jornalista formada pela UFSC, e atua desde os anos 1990 na produção multimídia. Em suas investigações tem como foco temáticas sociais, culturais e artísticas. Dirigiu dezenas de obras nas últimas décadas, este ano estreou os documentários “Luci e a Terra” (18min) e “Ser Sustentável, caminhos da agroecologia em Santa Catarina” (47min), produzidos pela Contraponto, produtora criada em 2001, na qual é sócia-fundadora. Membra da Cinemateca Catarinense ABD/SC, do Santacine - Sindicato da Indústria Audiovisual de Santa Catarina e do coletivo ElaSCine.
 
Inscrições no link: https://www.sympla.com.br/produtor/panvision 
 
O Festival será realizado de 21 a 24 de junho no estacionamento próximo ao antigo posto na Praia da Enseada. Em breve a Panvision divulgará a programação completa no site e nas redes sociais.

Imagens relacionadas

Carregando...