• Portugues
  • English
  • Spanish
  • French
Menu

Notícias

24.05.2023

II Festival de Cinema FALA São Chico

 
Segunda edição do FALA São Chico leva o cinema para a Praia da Enseada
 
Mais perto da comunidade, a programação do Festival Internacional de Cinema este ano será de 21 a 24 de junho em uma tenda montada especialmente para as exibições dos filmes e apresentações culturais.
 
Após o sucesso da edição de estreia, a segunda edição do Festival Audiovisual Latino-Americano de Documentários de São Francisco do Sul – o FALA São Chico 2023  traz novidades neste ano. O Festival organizado pela Associação Cultural Panvision apresenta em 2023 uma nova proposta: estar ainda mais próximo da comunidade! E, neste contexto, a  principal mudança está no cenário. Este ano, de forma especial, o FALA São Chico migra do Centro Histórico para a segunda edição totalmente na Praia da Enseada.
 
Com o propósito de levar o cinema até à comunidade e incentivar ainda mais o hábito cultural do público, o Festival será realizado totalmente nesta que é a região mais populosa do município, aproximando a população de São Francisco do Sul à sétima arte latino-americana. 
 
A segunda edição do FALA São Chico trará as sessões de cinema para uma tenda montada especialmente para o Festival na orla da Praia da Enseada. "No ano passado o público pediu muito para que tivéssemos uma programação do FALA na praia. Nós pensamos, readequamos todo o projeto, apresentamos a ideia para a nossa Patrocinadora ArcelorMittal Vega, que desde o início nos apoiou, levamos para a Fundação Cultural e, por fim, ao Prefeito; e só tivemos acolhimento de todos, o que nos deixa felizes e com muita vontade de produzir essa edição especial na Praia da Enseada", explica Tiago Santos, diretor executivo da Panvision. 
 
Pensando ainda nessa aproximação do cinema com os moradores da cidade, a primeira grande atração do Festival na noite de abertura é a peça teatral apresentada pelos alunos da Escola Nicola Batista, "São Chico e suas Histórias". Cerca de 40 alunos do ensino médio fazem parte do grupo coordenado pelo professor Paulo José Oliveira, e a atividade faz parte da Trilha de Produção Cultural. "Não tínhamos um palco na Tenda do FALA, mas quando conversamos com os professores e a direção da escola Nicola Batista, eles nos apresentaram a peça teatral com tanto entusiasmo e carinho que planejamos um palco para a apresentação. Neste tempo a comunidade também nos contou que mais grupos poderiam ter vontade de se apresentar e por isso abrimos o chamamento Palco Aberto para que os artistas da região possam compartilhar seus trabalhos", diz Alissa Azambuja, diretora de comunicação.  
 
Também já confirmada na programação está a apresentação do Studio Mova, com o espetáculo  "Ensaio sobre Elas", com músicas eternizadas por vozes femininas, composto por um elenco todo de mulheres e que fala de emoções, sentimentos e fases. A apresentação será na sexta-feira, dia 23.06.
 
FALA São Chico, edição especial Enseada, será realizado de 21 a 24 de junho na orla da praia, próximo a Feira de Artesanato, no estacionamento próximo ao antigo posto. No próximo dia 25, serão anunciados os filmes selecionados para as mostras competitivas e também o longa-metragem convidado que será exibido no último dia do Festival logo após a premiação.
 
"Ano passado no palco de nosso cinema falamos que a curadoria sempre é um convite de diálogo. Este ano buscamos filmes que conversem com a comunidade, seja por produções feitas aqui, temas ligados ao mar, ao meio ambiente e ao cotidiano. Os filmes colocam os personagens em tela compartilhando seus saberes, seus cotidianos, nos mostram como cinema e história estão juntos, as nossas várias histórias enquanto povo e sociedade", diz Marilha Naccari, diretora de programação.
 
Outra novidade deste ano, foi a consulta pública sobre o tema das oficinas que o Festival irá oferecer. As duas mais votadas pelo público foram "Faça seu curta documentário", que será ministrada pela documentarista Kátia Klock e "Direção de Fotografia", com o renomado diretor de fotografia Marx Vamerlatti. Em breve abriremos as inscrições.
Na programação além das sessões de cinema, apresentações culturais, oficinas, e, no último dia, uma Festinha Junina para o encerramento do Festival, com entrada gratuita em todas as atividades.
 
O FALA São Chico 2023 é produzido através da Lei de Incentivo à Cultura, tem hospedagem Oficial Hotel Turismar, parceria com as empresas especializadas em audiovisual, Link Digital, Mistika, e Naymovie. Apoio FullPort Operação Portuária e Armazenagem, Norsul e Rocha Terminais Portuários e Logística. Patrocínio ArcelorMittal Vega via Fundação ArcelorMittal. Com realização da Fundação Cultural Ilha de São Francisco, Prefeitura de São Francisco do Sul, Associação Cultural Panvision e Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução.
 
Serviço:
II Festival de Cinema FALA São Chico
Quando: de 21 a 24 de junho
Local: Estacionamento próximo ao antigo posto na Praia da Enseada
 

Imagens relacionadas

Carregando...