• Portugues
  • English
  • Spanish
  • French
Menu

Notícias

05.01.2021

SÃO FRANCISCO DO SUL COMPLETA 517 ANOS DE DESCOBRIMENTO

"Terre em vue", o grito que ecoou em 05 de janeiro de 1504, na plácida baía rodeada por belíssima mata atlântica, um verdadeiro paraíso para aqueles europeus que há meses estavam ao mar. É possível que tenha sido assim a chegada de Binot de Goneville, que havia partido do Porto de Honfleur meses antes.

A história de nossa cidade é envolta em mistério e romance desde o início, e desvendá-los, uma aventura inesquecível.

A hospitalidade está no DNA da cidade, desde os primeiros habitantes, índios carijós, que confraternizaram com os franceses, destinando um príncipe, filho do cacique, para voltar junto com a expedição, aprender as artes da guerra, e voltar em vinte luas. Nunca voltou.

O resto da história, é preciso conhecer aqui.

Mas nesse dia 05 de janeiro de 2021, cinco dias após a calamidade que atingiu nossa cidade, importante é relembrar que a história da cidade está sendo escrita há 517 anos, desde que uma expedição vinda de terras longínquas aqui encontrou abrigo e acolhimento.

É muita história, em mais de quinhentos anos. Ciclos econômicos se sucederam, alternando  fortuna ora aqui, ora ali, epidemias, tempestades, de tudo esse povo viu, de pouca coisa se espanta.

Mas o que sempre permanece é o espírito de solidariedade de nosso povo, quando estamos vendo as famílias atingidas pelas fortes chuvas serem acolhidas, atendidas, de forma natural e espontânea, muitos doando e ajudando até além de suas possibilidades. Quando vemos os guerreiros da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Poder Público Municipal, e tantos outros voluntários, enfrentando desde a madrugada do dia 31 o evento climático que nos trouxe a constatação do quão pequenos somos...

Então vislumbramos a Esperança, que vem da Fé. 

A cidade está sendo limpa. Os bens materiais serão recuperados, e principalmente, mais uma vez o sentimento de solidariedade fez com que se formasse uma corrente do Bem. Viva São Francisco do Sul, uma linda e acolhedora cidade.

Dagmar Caregnato Moreira

 

 

 

Imagens relacionadas

Carregando...